quinta-feira, 27 de agosto de 2009

tira-olhos

Entre as muitas coisas de que eu não percebo nada estão as libelinhas. Só sei que são bonitas, muito bonitas.

Se passar por este blog alguém que perceba alguma coisa destes espectaculares bichinhos, agradeço que contribua para a aprendizagem global.

Se não me engano esta primeira é uma Oxygastra, foi fotografada na nascento do Anços, em 26 de Julho de 2008, aquando do regresso de uma aula de N1 do ARCM no Algar da Lagoa.


Dos meus passeios por aí sempre que posso lá tento captar umas imagens destes irrequietos bichinhos.

É espectacular a agilidade com que se consegue voar quando só se tem renda onde deveriam estar asas.

Esta fotografia com as duas libelinhas em cópula, uma azul e outra verde, foi tirada com telemóvel no dia 25 de Julho de 2009, no Jardim Botânico do Porto, casa e jardim onde Sophia de Melo Breyner Andresen passou a infância e que inspirou muita da sua escrita.


Em voo estes bichinhos são sapazes de se moverem rapidamente em 6 sentidos, isto é todos, para cima; baixo; esquerda; direita; frente e trás. Ver mais no site http://en.wikipedia.org/wiki/Dragonfly

A maior parte da vida das libelinhas é passada na fase larvar dentro de água.
A estratégia de vida das libelinhas é notável, em ambas as fases de vida são carnívoros, terríveis à sua escala. Não escapa nada que se mexa e que possa ser comido. As larvas são devoradoras sôfregas e podem comer peixes e girinos maiores do que elas próprias. Como a larva e o adulto não coexistem no mesmo meio não há o risco de competirem por alimento.

Esta libélula vermelha veio ter comigo enquanto tomava o pequeno almoço em Reguengos de Monsaraz, pousou perto e deixou-se fotografar, tinha mesmo ar de vedeta. Foi no dia 18 de Agosto de 2009.

Não encontro descrição para a razão de ser do nome comum "Tira-Olhos" dados a estes coloridos insectos. A explicação que ouvi quando criança, é que as libelinhas comiam os olhos às vitimas. Provavelmente a razão do nome tem a ver com os enormes olhos que parece que estão fora, que os tira fora.

Estas duas últimas fotos foram tiradas no dia 21 de Agosto de 2009, junto à nascente do Alviela. Parecia que se comportavam como se tivessem um território que estivessem a guardar. As pretas e as verdes sobreboavam umas sobre as outras, pelo território alheio e voltavam ao ponto de partida. Parecia uma espécie de dança nupcial...

Sinceramente, do que eu gostaria mesmo era de ter conseguido tirar fotos como esta do Filipe Oliveira (parabéns!): http://br.olhares.com/tira_olhos_foto2701086.html

2 comentários:

  1. ... a propósito de libélulas:
    http://www.youtube.com/watch?v=zwgzLWsHYyk

    ResponderEliminar
  2. WAW QUE MARAVILHA DE BICHINHOS MAS EU POR ACASO TINHA ESSA DUVIDA PORQUE E QUE CHAMAM "TIRA OLHOS"

    ResponderEliminar