terça-feira, 25 de agosto de 2009

Contenda - ufa!



Não só consegui, finalmente, ir à Gruta da Contenda como tive a sorte de participar no dia mais memorável. O dia em que tive a honra de participar no apoio ao Rui Pinheiro (NEUA) para a passagem do sifão em espeleomergulho.



A espeleologia é um desafio duro, mas o espeleomergulho é só para os mais... os que os têm maiores... os mais malucos... sei lá! O que sei é que só chegar perto do sifão que ia ser mergulhado é uma dureza. Foi com encanto que integrei a equipa que preparou o caminho e carregou o equipamento para o mais maluco de todos (o Rui) lá fosse ver o que nenhum outro humano viu, o outro lado do sifão.




Parabéns a outros grandes malucos, o Paulo Rodrigues e o Pedro Robalo (AES, NALGA) que andam há anos a sonhar com o momento em seriam capazes de convencer alguém a "ver o lado de lá", para tanto tiveram de convencer uns quantos mais a fazer de mulas ( e outras misérias) para que o voluntário cristo aquático lá passasse.




Na noite de 21 para 22, noite antes do mergulho, eu dormi mal, no dia 23 todos reconheciamos que tinhamos dormido mal nessa noite. A viagem até ao sifão é de mais de 3 horas (estamos a falar só de 1km e cerca de 80m de desnível!) e todos sabemos que "errar é humano". O espeleólogo é que só tem direito a errar uma vez... (mais ou menos como os cogumelos que são todos comestíveis. Alguns é que só uma vez...).




Também é certo que na noite de 21 para 22 eu já tinha dois dias seguidos de Contenda. Já tinhamos encontrado galerias novas, afluentes, mais sifões, muita lama, muita areia, medido muitas vagas de erosão.




Os melhores momentos, destes 4 dias, foram:




- quando descobrimos onde comprar jantar no dia 21, quase 24h, em Fátima;




- quando jantamos, já no CINA, depois do Álvaro ter desfeito algumas passadeiras elevadas pelo caminho com o carro do Paulo Rodrigues;




- quando o Rui Pinheiro regressou do primeiro mergulho, após quase 20 intermináveis minutos de suspense e silencio, e disse que do lado de lá tinha uma gateira a seco;




- quando telefonei para a Lebre, em Fátima, pelas 23h30 e me disseram que ainda iamos a tempo de pedir jantar e esperavam que lá chegasse (chegamos já só pelas 0h05min);




- quando jantamos, já no CINA, um churrasco maravilhoso bem regado (não conseguimos dar conta dos 6,5l de vinho que tinha trazido);




- quando fomos lavar o material ao rio;




- e, por fim, a petinga na Tia Maria...




Um grande abraço aos parceiros nestes dias: Paulo Rodrigues (AES, NALGA); Alvaro (AES e colega do N3); Rui Andrade (NEUA - colega monitor do N3); Tó Mendes (NEUA e parceiro de N3) e, sobretudo, ao Rui Pinheiro (NEUA, o espeleomergulhador e colega do N3).


1 comentário:

  1. O blog está lindo, simplesmente adorei, a música é maravilhosa…
    É necessário muita coragem… muita aptidão e física e mental…
    Agora já entendo a razão do atestado!

    Parabéns!

    IM

    ResponderEliminar