domingo, 24 de janeiro de 2010

Sobrevivente

Há muito que era sabido (por exemplo: ver informação da C.M. Valongo) que a única população conhecida de Lycopodiella cernua, em Portugal Continental, era uma pequena colónia num talude com cerca de 200m de extensão, no vale do rio Ferreira junto à aldeia de Couce, Valongo.
Como se pode ver (projecto do sítio PTCON00024, info da C.M. Valongo) este facto justificou (e bem, a meu ver) a candidatura do Vale de Couce / Parque Paleozóico a Sítio. Entre outros, este facto justificou alguns protocolos com, por exemplo, a Universidade do Porto, para estudo e preservação da colónia.
No entanto toda esta preocupação não evitou que alguém (habitante local ou um serviço contratado) tivesse, há uns 4 anos se a memória não me atraiçoa, procedido à cuidadosa limpeza do referido talude de residência dessa última colónia, fazendo-a desaparecer.
Vem a propósito referir que, e contrariamente à intenção projectada de controlar as espécies invasoras, a população de Hakea sericea, nesse talude, floresce e multiplica-se aproveitando o espaço de taludes cuidadosamente limpo, apesar de ser invasora (origem australiana - informação disponível no portal do ICN descrição da Hakea sericea).
Ora hoje, dia 24 de Janeiro de 2010, tive a alegria de verificar que, como nas histórias do Asterix, nem toda a colónia foi dizimada. Na minha visita regular ao talude para verificar se teria havido algum sobrevivente encontrei um exemplar (só um ao fim de 4 anos!) que apareceu para dar um ar da sua graça (1ª foto e foto de detalhe).
Será que agora vai haver o cuidado de limpar este talude com cuidado para que ela possa singrar? Ou vai ser, outra vez,limpo o talude para que as hakeas (ou outras invasoras) tenham mais espaço de progressão?

Já agora deixo mais algumas fotografias da marcha de hoje pelo Vale de Couce:




2ª foto - Fissidens, um musgo particularmente bonito.

3ª foto -  Erica arborea, uma das muitas variedades de urze existentes por cá.

4ª foto - o rio Ferreira espraiando-se em frente à aldeia de Couce (a aldeia está escondida à direita
 da imagem).

Quem quer usufruir e ajudar a preservar este vale a 12km do Porto?

1 comentário:

  1. já ponderaste ir fazer espeloescondro?!?!

    deve haver grutas no meio dos escondros no haiti.. ;)

    abrc

    ResponderEliminar